5 Vícios de Operação Que você Deve Evitar

Tempo de leitura: 4 minutos

buy-sell-forex-sucesso-digital5 Vícios de Operação Que você Deve Evitar
Autor: Pipsychology

Sempre se fala que operar é uma atividade solitária e, por isso mesmo, pode trazer vícios para suas operações que você deve evitar.

Tais vícios podem minar nossa habilidade de fazer uma boa leitura do mercado e de tomar decisões objetivas e imparciais.

Será que você tem culpa de alimentar algum desses vícios?

1. Observar apenas o que acontece mais recentemente

Se você permanece o tempo inteiro pensando apenas nas suas decisões de operação mais recentes e se esquece de olhar o que acontece além disso, então você sofre desse vício muito comum a operadores novatos.

Focar apenas nisso – dar mais importância a eventos recentes – impacta seu julgamento e imparcialidade não apenas em relação às decisões operacionais, mas pode levá-lo a perder a confiança após uma série de perdas. Assim, isso afetará sua forma de analisar o mercado.

Se o seu foco é excessivo em um único evento econômico e falha em observar o cenário maior, se limita sua análise aos candles mais recentes e não observa a tendência dominante, são sinais de que você precisa rever seu comportamento.

De um passo atrás e comece a observar a situação também de um outro ângulo maior, sem permitir que o sucesso ou fracasso de sua última operação interfiram no seu julgamento.

2. Vício de confirmação

Como seres humanos, tendemos a ouvir mais aquilo que dá suporte ao que corresponde à nossa forma de ver as coisas. É da nossa natureza querermos estar certos. O problema é que isso pode tornar nossas decisões de operações menos objetivas.

É fácil ignorar os sinais de uma tendência baixista se você leu análises positivas sobre o mercado e se convenceu disso. É claro que ter a opinião de outras pessoas faz com que você tenha a capacidade de ver algo que possivelmente lhe escapou.

Mas a forma correta de lidar com isso é balancear as informações que obtém diversificando as fontes de consulta para que as idéias sejam as mais imparciais possíveis.

3. Operar com a manada

Você muda sua posição no trade quando descobre que vários operadores estão na outra ponta do mercado? então você é vítima desse vício de querer operar com a manada!

Como um operador independente, você não pode ter medo de tomar uma posição contrária a dos outros. Apenas certifique-se de que fez seu dever de casa, fez sua análise coerentemente e planejou sua operação.

Se você tem razões suficientes para acreditar que o mercado vai em determinada direção, então seguir seu instinto é o correto a se fazer.

4. Vício de culpar tudo menos você

Isso se manifesta quando você credita suas falhas nas operações a fatores externos, como a imprevisibilidade do mercado ou sua conexão com a internet.

Como você pode controlar suas operações se pensa que tudo o que pode dar errado está fora do seu controle? Desse jeito, não terá como observar os hábitos ruins que precisa corrigir para operar melhor.

Daí vem a importância de registrar suas operações com as coisas que fez certo e aquelas que fez errado. O que esperava e o que realmente aconteceu. O que poderia ter feito melhor.

5. Vício de ter uma ideia fixa

Um operador sempre se recorda de suas operações vitoriosas, dos set ups lucrativos e etc.

Pensar demais a respeito do que deu certo no passado pode comprometer seus resultados futuros. Alguns operadores sofrem desse mal e se fixam em coisas que funcionaram antes, querem operar apenas um par, utilizar sempre o mesmo  sistema de operação.

Esquecem que o mercado é dinâmico e acreditam que uma sequência de derrotas grandes não significa que precisam mudar.

Mais uma vez, a análise das suas operações lhe traz a realidade – muitas vezes dura – a respeito da sua forma de operar.

Variar o par ou fazer ajustes no sistema é uma das coisas certas a respeito do mercado, porque a dinâmica dos gráficos mostra que sobrevivem apenas aqueles que estão constantemente evoluindo.

Não perca tempo se identificou alguns desses vícios em você! Comece a mudar agora para garantir seus lucros futuros!

Bons trades!

Imagem 6